Porto: Os Verdes questionam Governo sobre abate de árvores junto à Maternidade Júlio Dinis

O grupo parlamentar Os Verdes questionou o Governo sobre o abate de “algumas dezenas” de árvores na envolvente ao edifício da Maternidade Júlio Dinis, no Porto, foi hoje divulgado.

“Apesar do futuro Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) estar a ser construído a alguns metros de distância, aparentemente as árvores estavam a ser abatidas sem qualquer outro critério, senão o de limpar a zona de qualquer arvoredo”, observou uma delegação do partido, que se deslocou ao local na quinta-feira.

Durante a visita, “alguns cidadãos que se encontravam a presenciar o abate indiscriminado manifestaram indignação, referindo que as árvores podiam ser compatibilizadas com as obras a decorrer para a construção do CMIN, favorecendo inclusive a arquitetura paisagística do local”, refere o grupo parlamentar, em comunicado enviado hoje à Lusa.

Por isso, Os Verdes querem saber se o ministério da Saúde (que tutela a construção do CMIN) tem conhecimento do abate das árvores, se sabe o que o motivou e se a situação “estava prevista em algum projeto”.

O grupo parlamentar questiona ainda o Governo sobre se “está prevista a plantação de novas árvores na envolvente da Maternidade”.

O antigo secretário de Estado Adjunto e da Saúde do Governo socialista, Manuel Pizarro, assinalou a 20 de maio o início das obras do CMIN, apontando a conclusão dos trabalhos para agosto de 2013.

A obra está orçada em 42,4 milhões de euros, dos quais 21,7 milhões de euros serão de fundos comunitários.

O projeto do CMIN, com quase três décadas, foi alterado no início do ano, depois de meses de negociações entre a Câmara do Porto e o promotor da obra, o Centro Hospitalar do Porto (CHP).

A construção de um arruamento para melhorar o escoamento do tráfego na envolvente à maternidade, e a redução da cércea do edifício foram as alterações que permitiram viabilizar a operação urbanística.

Notícia retirada de: http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1191084.html

 

About antiarboricida

Grupo de Voluntários do Núcleo do Porto da Quercus
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Porto: Os Verdes questionam Governo sobre abate de árvores junto à Maternidade Júlio Dinis

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s