Homem planta Floresta


Um homem plantou, sozinho, com as próprias mãos, uma floresta inteira na região de Jorhat, perto do rio Bramaputra, na Índia. Graças aos esforços de Javav Payeng, hoje com 47 anos, uma área de 550 hectares passou a acolher uma grande diversidade de flora e fauna, incluindo animais globalmente ameaçados como tigres e rinocerontes.

A aventura de Javav Payeng começou em 1979, quando a região foi assolada por inundações que arrastaram centenas de serpentes para as margens do rio. Uma vez que não havia árvores naquele local, os répteis acabaram por morrer devido ao excesso de calor e foi nesse dia que o indiano, então com apenas 16 anos, decidiu que tinha de alterar a situação.

De acordo com o assistente de conservação florestal, a equipa ficou “fascinada” com Payeng. “Ele tem feito isto desde há 30 anos. Se o tivesse feito noutro país seria, com certeza, considerado um herói”, apontou.

Não foi fácil conseguir a ajuda do governo – apenas o ano passado as entidades florestais avançaram para a plantação de árvores em 200 hectares de terreno – mas está já em estudo a apresentação de uma proposta para transformar o local numa reserva protegida de vida selvagem.

Notícia retirada de: http://boasnoticias.clix.pt/noticias_%C3%8Dndia-Homem-plantou-sozinho-uma-floresta-inteira_10599.html

About antiarboricida

Grupo de Voluntários do Núcleo do Porto da Quercus
This entry was posted in Blogs and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s