Plantação no Regimento de Artilharia N.º 5

Like This!

Plantação de Árvores no Regimento de Artilharia n.º 5 – Vila Nova de Gaia

No âmbito do Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça “Green Cork”, o Regimento de Artilharia N.º 5 em parceria com o Núcleo Regional do Porto da Quercus desenvolveu uma atividade conjunta, que envolveu também o Jardim Infantil Nossa Senhora do Pilar e a Escola EB1 Serra do Pilar de V.N. de Gaia, o Colégio Nossa Senhora do Rosário do Porto e voluntários, de plantação de cerca de 750 árvores e arbustos, cedidas pela Quercus, nas instalações do Regimento.

Esta iniciativa, além de permitir a criação de um importante espaço arbóreo em Vila Nova de Gaia, pretende também:

– Contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica para as questões ambientais;
– Ajudar na alteração de hábitos pessoais que se tornam prejudiciais para o ambiente com vista à adoção de atitudes e comportamentos pró-ambientais por parte dos cidadãos;
– Transmitir o interesse pelas questões ecológicas e pela importância de pôr termo à degradação da Natureza e do meio ambiente;
– Promover o reconhecimento do ambiente e das árvores em particular como património a preservar;

Esta iniciativa culminou no dia 21 de Março de 2011 (Dia da Árvore), com a participação dos alunos e pais das escolas envolvidas.

This slideshow requires JavaScript.

Foram convidados a participar o Jardim Infantil Nossa Senhora do Pilar, a Escola EB1 Serra do Pilar de V.N. de Gaia, o Colégio Nossa Senhora do Rosário do Porto, num total de aproximadamente 200 alunos, alguns pais e voluntários, para plantar cerca de 150 árvores e arbustos autóctones cedidas pelo projecto Criar Bosques, no local onde ocorrem os treinos dos militares.

Cerca das 10h da manhã a Fanfarra do Regimento de Artilharia N.º5, abriu com um concerto de acolhimento que animou crianças, professores e voluntários, dando lugar a pequenas brincadeiras e passos de marcha.

Às 10h.30, teve lugar a Acção de sensibilização pela QUERCUS, com uma apresentação sobre a “ Importância das Árvores” e “Projecto Green Cork”. As primeiras perguntas colocadas por Patrícia Neto tiveram a participação de vários alunos, que sabiam bem as funções das árvores, idade aproximada e sua importância para as cidades. Muitos alunos conheciam já o Quercus robur e a importância da sua conservação. Falaram de outras árvores autóctones como o Castanheiro e Oliveira.

Seguiu-se a passagem de um vídeo explicativo sobre a reciclagem de rolhas de cortiça que foi também bem aceite pelos participantes. Após o desafio lançado pela Quercus “Vamos Plantar uma Árvore?”, todos os alunos se levantaram e seguiram para o local onde teria lugar a plantação, levados pelo RA5.

Já próximo do local houve pausa para um pequeno lanche para ganhar força para a plantação de árvores e arbustos.

Os buracos tinham sido previamente abertos pelos militares do RA5, que tinham também já plantado cerca de 550 árvores.
Aos alunos coube a tarefa de retirar as plantas das “cuvetes”, colocar no buraco aberto, sinalizar com uma estaca e cobrir com terra. Mais tarde seriam regadas com água. O dia estava quente e os alunos saíram já do local de plantação cansados.

Para terminar a actividade foi distribuído material de sensibilização Quercus, Um Pintassilgo com Sorte, A Queda (nº5), pin´s do Alvarinho, flyers da acção Maia Mais Sustentável e propostas para voluntariado. Muitos sorrisos e animação foram a resposta à entrega da lembrança Quercus. Os professores pediram também livro e pin´s.

Para encerrar a comemoração foi entregue a cada Escola e Jardim um diploma de participação que as Escolas levaram para “casa”. Os alunos da Serra Pilar podem ver as árvores plantadas sempre que forem a caminho da escola.

A importância da comemoração do Dia da árvore e Floresta é grande dada a perda de área florestal e Biodiversidade que tem ocorrido ao longo dos últimos anos. Os incêndios florestais, a introdução de espécies invasoras, o aparecimento de pragas e doenças (como o nemátode do pinheiro) são factores que têm levado ao crescente declínio da floresta.

Crescimento em curso

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 3 meses após a acção de plantação realizada no Regimento de Artilharia n.º 5 na Serra do Pilar, Vila Nova de Gaia, é com grande alegria que vamos seguindo o crescimento firme de muitas das espécies plantadas. Da parte do RA5 tudo está a ser feito para que as mesmas cresçam fortes e saudáveis. Iremos acompanhar este processo ao longo dos próximos tempos, fique atento.

One Response to Plantação no Regimento de Artilharia N.º 5

  1. Excelente ideia e prática. Vale pela iniciativa em si mesma e pela acção pedagógica, mais ainda pela Instituição Militar a mostrar-se pioneira e exemplar em processos de defesa da natureza.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s