Parque da Lavandeira

(20110207B)
(Publicado a 05 de Março de 2011 e actualizado a 05 de Março de 2011)

No dia 07 de Fevereiro, o Núcleo do Porto da Quercus recebeu uma nova denúncia sobre o abate de Carvalhos no Parque da Lavandeira, ou junto ao mesmo, provavelmente para construir uma escola no mesmo local. “Lembro-me de ler há tempos que para esse terreno junto ao Parque da Lavandeira a Câmara de Gaia previa a construção de uma escola. O anúncio levantou protestos mas depois o assunto esmoreceu.”

Emails Interessado: 01 | 02

O Núcleo do Porto da Quercus entrou em contacto com a CM de Gaia de modo a obter mais informações, tendo acabado por receber uma resposta do Parque Biológico de Gaia (LINK).

O Parque Biológico de Gaia limitou-se a referir “que a área do Parque da Lavandeira onde foram abatidos Carvalhos e outras árvores e arbustos, foi desanexada do Parque e destinada à construção de uma escola do ensino básico.”

Posição do Núcleo do Porto da Quercus:

O Núcleo do Porto da Quercus, reconhece a necessidade de serem criadas as estruturas necessárias para o saudável desenvolvimento de uma comunidade, desde que para isso não se destruam espaços verdes igualmente importantes para a vida dos cidadãos e para a educação dos mais novos.
Infelizmente, não foi isso que aconteceu – procedeu-se a destruição parcial de um Jardim, para a construção de um edifício.
Isto revela a falta de primazia pela protecção dos espaços verdes na cidade; um pobre ordenamento do território, em que para construir uma escola é necessário invadir o espaço verde; e um mau exemplo para aqueles que se visa educar, em que para a construção da sua escola foi necessário abater árvores e diminuir o espaço verde.

Fotografias:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s