Jardim Arca D’Água

No dia 22 de Fevereiro de 2011, o Núcleo do Porto da Quercus recebeu uma denúncia sobre o abate de Plátanos no Jardim Arca D’Água.

O Núcleo do Porto da Quercus pediu esclarecimentos sobre estas intervenções à C.M. do Porto, que mais tarde nos enviou o seguinte email: LINK.

No email de resposta, a principal razão indicada pela Chefe de Divisão Municipal de Jardins da C.M. do Porto para o abate destes plátanos foram os “extensos cancros activos, facilmente visíveis no tronco e/ou zona de inserção de ramos principais.

Posição do Núcleo do Porto da Quercus:

O Núcleo do Porto da Quercus confirma que realmente neste plátanos eram visíveis cancros de grande dimensão, provavelmente com origem em podas. Cancros estes que colocavam em risco a segurança dos plátanos.

Desconhecemos se nas árvores abatidas foram efectuadas medições para avaliação das dimensões das lesões (com o resistógrafo, p. ex.), pois a partir dessas leituras seria possível determinar o momento de fractura e assim a condição de segurança.

Ainda assim, reconhecemos que o seu abate era inevitável, salvaguardando assim eventuais futuros incidentes.

Alertamos apenas para a origem dos problemas que aqui surgiram – mau planeamento e gestão dos espaços verdes… Infelizmente, como podemos constatar no local existem 2 graves problemas: as podas abusivas que feriram as árvores e as tornaram suscetíveis a doenças, como o cancro em causa; e o conflito entre as infra‐estruturas da cidade e as árvores (onde já é evidente a luta entre as raízes das árvores e a estrada que passa mesmo ao lado). Em qualquer um dos casos, são já erros do passado, que estão a obrigar o recurso a medidas excecionais como as que foram aplicadas aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s