Boas Práticas na Gestão, Preservação e Abate

A importância do planeamento e da boa gestão dos espaços verdes é fundamental para preservar as árvores existentes na cidade. Ao crescer, as infra‐estruturas da cidade (quer acima, quer abaixo do solo) começam a entrar em conflito com as árvores já existentes.

Infelizmente, o que se tem reparado nos últimos anos é que não os espaços verdes da maioria das nossas cidades não são bem planeados, como também são alvo de má gestão e má manutenção.  As práticas de poda utilizadas nas árvores ornamentais foram, até recentemente, e ainda são, em alguns casos, exatamente as mesmas usadas nas fruteiras, isto porque muitos jardineiros têm a sua origem na agricultura.

No entanto, estamos a falar de objetivos culturais diferentes; as árvores ornamentais escolhem‐se pela forma e essa deve ser mantida ao longo de décadas ou séculos. As fruteiras podam‐se para estimular a frutificação e, consequentemente, duram poucos anos.

Essas podas do passado, acabaram por prejudicar, e estão a matar, as árvores.

Nunca se devem fazer podas radicais (como as podas de rolagem), para não causar feridas às árvores e, consequentemente, doenças (ataques de fungos, bactérias e insectos) e alteração do seu equilíbrio mecânico (equilíbrio entre a parte área e a parte radicular); também para não lhes encurtar os anos de vida e para não vir a ter custos desnecessários, pois as árvores podadas obrigam a intervenções anuais, morrem mais rapidamente e a sua remoção é sempre bastante onerosa.

Árvores mal podadas acabam por se tornar um adiar de problemas e um aumento de custos e riscos.

As intervenções em árvores ornamentais (uma poda ligeira de limpeza ou aclaramento) só devem ocorrer em fases jovens e nunca em árvores já adultas.

Cada árvore a plantar deve ser de uma espécie cuidadosamente escolhida, de modo a que se adapte ao clima e ao solo, e que a sua copa (quando adulta) possa caber no espaço aéreo disponível, sem interferir com pré‐existência (casas, fios elétricos, etc.). O mesmo é verdade para as raízes, que necessitam de espaço para se desenvolverem e, assim, alimentarem a árvore e darem‐lhe estabilidade e segurança.

Saiba mais:

Intervenções no espaço público

– Podas de rolagem

Abate de árvores

O solo

Problemas fitossanitários

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s